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O que é uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)?

   A UPA, sigla de Unidade de Pronto Atendimento, é um serviço intermediário entre a atenção básica (ESF/UBS) e as unidades hospitalar. Trata-se de uma unidade de saúde, de assistência gratuita, que funciona em horário integral, inclusive nos finais de semana. A unidade está equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer situação de emergência.

    A UPA possui consultórios, serviços de coleta de exames, eletrocardiograma e Raio-X.  Também consta com leitos de observação, salas de medicação e de “emergência”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.

   Quando procurar a Unidade     
   de Pronto atendimento (UPA)?
    A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode atender grande parte das urgências e emergências. A unidade concentra atendimento de complexidade intermediária e compõe rede organizada Sistema Único de Saúde (SUS), conjuntamente com a atenção básica, atenção domiciliar, atenção hospitalar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Veja alguns exemplos de quando se procura uma UPA 24 horas:
 
a) Febre alta;

b) Fraturas e cortes com pouco sangramento;

c) Queda com torsão, dor intensa ou suspeita de fratura;

d) Cólicas renais;

e) Falta de ar intensa;

f) Crise convulsiva;

g) Dores intensa;

h) Vômito constante.

 Qual a faixa etária de 
atendimento da UPA?
   A unidade tem como prioridade o atendimento de pacientes pediátricos na faixa etária de 0 a 15 anos 11meses e 29 dias, pacientes graves fora dessa faixa etária serão admitidos, estabilizados e encaminhados para unidade de referência via SAMU.
Como funciona a classificação de risco?

    A classificação de risco em uma unidade de urgência e emergência garante a priorização do atendimento em função do quadro clínico de cada paciente. Assim, pacientes mais graves serão atendidos primeiro. Ninguém sairá da UPA 24 horas sem atendimento.

   Aos pacientes com doença mais graves é atribuída a cor vermelha, atendimento imediato; aos casos muito urgentes recebem a cor laranja, com um tempo de espera recomendado de 15 minutos; os casos urgentes, com a cor amarelo, tem um tempo de espera recomendado de 60 minutos. Os doentes que recebem a cor verde e azul são casos de menor gravidade (pouco ou não urgentes) que, como tal, devem ser atendidos no espaço de duas e quatro horas.

        Como posso fazer contato
                      com a UPA?
A UPA é localizada Av. Central, s/n - Maracanã, Anápolis - GO, 75053-490. E o telefone é: (62) 39022726.
   Quero trabalhar na UPA. Como
            envio meu currículo?
  A contratação é da responsabilidade da Organização Social em Saúde (OSS) Gestora da UPA. Você deve, portanto, acessar o portal da Fundação Universitária Evangélica FUNEV - https://www.funev.org.br/trabalhe-conosco.
             Meu filho está internado, o acompanhante tem direito a alimentação?
  Sim, o acompanhante tem direito a todas as refeições que forem servidas ao paciente. Composta por café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
        Quais as especialidades
    médicas que a UPA oferece?
     Oferece atendimento clínico,               pediátrico, ortopédico.
  Qual o horário de funcionamento
      da unidade? Posso levar meu 
       filho que ele será atendido?
  A nossa unidade funciona 24 horas com serviço de urgência e emergência, e assim que você chegar na unidade seu atendimento assistencial prevê:

 a) Acolhimento com classificação de risco;

 b) Atendimento médico;

 c) Procedimentos médicos e de enfermagem;

 d) Serviço de Apoio e Diagnóstico, como exames; radiológicos, laboratoriais e eletrocardiogramas;

 e) Cuidados multiprofissionais, entre outros.

       Consigo solicitar atestado de
           comparecimento e/ou
               acompanhamento?
  Documentos de tal natureza deve ser solicitados na data de atendimento à equipe multiprofissional, enfermeiro ou assistente social, visto que não podem ser emitidos retroativamente.
  
          Tem médico pediatra?
 Sim, nossa equipe é composta diariamente por dois médicos pediatras, um clínico geral e um ortopedista (Diurno).
       Meu filho está em observação na
   unidade, eu e meu esposo podemos
                     acompanhar?
  Segundo o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de UM dos pais ou responsável, nos casos de internação da criança ou adolescente.
      Posso visitar meu filho que está em
              observação na unidade?
  Liberamos a entrada de parentes de primeiro grau, sendo pai/mãe por permanência de até 20 minutos para ver o estado geral do filho.
      A vaga do meu filho saiu para outro
                 município, e agora?
 A unidade é responsável por transportar a criança e acompanhante até o hospital de referência.  O transporte pode ser realizado pela ambulância sanitária da unidade ou Samu (USB/ USA) de acordo com quadro clínico do paciente. Equipe de enfermagem e ou médica são responsáveis por acompanhar os pacientes nesse trajeto.